Vacinação contra pólio e sarampo salta de 71% para 92% em Lençóis

O esforço e a dedicação das equipes da Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista estão alcançando bons resultados. Diante da baixa adesão da população à Campanha Nacional de Vacinação Contra Pólio e Sarampo até a semana passada, a Secretaria de Saúde resolveu realizar duas ações que resultaram em uma ampliação da cobertura de 71%, registrado na quarta-feira 22, para 92% até na manhã desta quinta-feira, 30 de agosto. A campanha termina dia 31 e devem tomar a vacina todas as crianças maiores de 1 ano e com menos de 5 anos.

De acordo com dados do Grupo Vigilância Epidemiológica da cidade, faltam ainda imunizar 103 crianças para que Lençóis Paulista atinga o índice de cobertura de 95%, que é a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. O público-alvo da campanha são 3.218 crianças e até agora já foram vacinadas 2.954.

“Evidentemente que nosso objetivo é vacinar todas as 264 crianças que ainda não tomaram a vacina em Lençóis Paulista. Por isso, apesar do bom resultado alcançado até agora, devemos continuar com o trabalho para alcançar no primeiro momento os 95%, que é a meta do Ministério da Saúde, para que depois, mesmo após o encerramento oficial da campanha, imunizar o restante das crianças, porque todas as crianças têm o direito de tomar a vacina”, disse o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

O aumento considerável da cobertura da vacina nos últimos dias se deve a duas ações deflagradas pelas equipes de saúde do município. A primeira, que começou na quarta-feira 22, foi a busca ativa das crianças pelos Agentes Comunitários de Saúde que nos últimos dias passaram de casa em casa para verificar a carteira de vacinação e conscientizar pais e mães sobre a importância das vacinas. “Essa ação foi muito efetiva e provocou um aumento considerável na procura da vacina nos postos de saúde”, declarou Adriana Santana enfermeira do GVE.

A segunda ação foi a ampliação do horário de atendimento dos posto de saúde na última quarta-feira, 29, que ficaram abertos até as 21h, para permitir que pais e mães que trabalham até tarde levassem os filhos para tomar a vacina. Ao todo, 197 crianças foram vacinadas nesta ação.

“Claro que o trabalho continua, mas já quero agradecer previamente todos os Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros, técnicos e auxiliares, enfim, toda equipe da Secretaria de Saúde que se empenhou e foi responsável para que alcançássemos esse resultado até aqui”, finalizou Ricardo Conti.