Veículo: as 11 invenções mais loucas da história

invento1

01) Gira-disco incorporado – Depois de 1956, as montadoras Chrysler, Dodge, DeSoto e Plymouth começaram a instalar em seus veículos, os chamados “Highway Hi-Fi” — ou seja um gira-disco integrado (construído pela CBS/Columbia) pendurado debaixo do rádio. Mesmo que fosse necessário usar discos personalizados que ajudavam as estrofes a não pular enquanto estivam dirigindo, e se a seleção de artistas também era muito limitada, esta foi uma tecnologia completamente nova para a época.

02) Cadillac com mini bar

invento2

Em 1957, a Cadillac apresentou paro o mundo o “Eldorado Brougham”, um veículo muito inovador para o seu tempo e entre os seus acessórios ostentava um capaz de imprimir um sorriso até no rosto de Don Draper (o protagonista de MadMen): o que era? Nada menos do que um mini bar no porta luvas. É o suficiente para você entender o espírito daqueles anos?

03) Bolsas para cães… como assim?!

invento3

A idéia de bolsas externas para o transporte de cães apareceu pela primeira vez em 1935, em uma edição do “Popular Mechanics” e foi anunciada como uma solução para dois problemas muito importantes: os bancos submersos por pelos de cachorro e a necessidade que os cachorros tinham de tomar ar fresco. Grande operação de marketing mas, felizmente, esta louca patente nunca entrou em produção!

04) Crânios nas portas

invento4

No anos 30, os legisladores de Memphis tinham uma idéia que lhes parecia deslumbrante: colocar uma etiqueta adesiva de um crânio nas laterais do carro para indicar quem era um bom motorista e quem era um motorista que deveria ser evitado. O projeto era realmente muito ambicioso: conseguir convencer todos os infratores habituais das regras de trânsito a atacar o adesivo para avisava os outros motoristas. Você s acham que a idéia foi colocada em prática?

05) O sistema de direção – Wrist-Twist

invento5

Em 1965, a Ford tentou fazer com que a experiência de condução ficasse melhor e mais segura com a introdução do sistema de direção “Wrist-Twist” no automóvel Mercury Park Lane. A novidade era que o motorista poderia ter uma visão mais ampla da estrada e dos indicadores do painel, além de fadigar menos o braço. Infelizmente o projeto deste sistema de direção não saiu do showroom, exceto ao ser provado em alguns modelos de Park Lane.

06) Cintos de segurança fixos

invento6

Cintos de segurança automáticos foram introduzidos ao longo dos anos 70, quando a Toyota se tornou a primeira fabricante a torná-los padrão no seu veículo Créssida. Os primeiros cintos eram firmemente atacados nas portas, então por isso isso obrigava os passageiros a deslizar por baixo do cinto para entrar no seu carro e travá-lo, quando a porta era completamente fechada. Este primeiro protótipo de cinto, estranhamente não teve grande sucesso: você pode imaginar porquê.

08) Automóvel de três rodas

invento8

1973 foi o ano da Reliant Robin e você não sabe do que se trata? Mais do que uma idéia incrível e revolucionária, este veículo de três rodas acabou sendo um experimento realmente divertido. Vamos dizer apenas que o design não conseguiu esconder o principal problema deste veículo: por causa das três rodas, o carro virava nas curvas! Apesar das suas falhas, no entanto, deve ser dito que o Robin é o segundo mais popular carro de fibra de vidro na história.

09) Cabeça de cavalo

invento9

O design deste veículo definitivamente é um mistério, já que ninguém sabe se no final da história foi produzido ou não. O que se sabe é que, em 1899, Uriah Smith queria dar o seu contributo à revolução dos transportes (quando se passava de charretes com cavalos para carros com motor) pensando em colocar uma cabeça de cavalo na frente de um veículo a motor. O projeto da daquela que foi batizada Horsey Horseless foi patenteado e pelo menos um modelo de teste provavelmente rodava pelas estradas, felizmente, no entanto, essa idéia nunca foi produzida em massa.

10) Transmissão manual com super poderes

invento10

Se você gosta de dirigir com uma transmissão manual, você teria adorado o Oldsmobile Hurst de 1984. Este carro apresentava um sistema de alavanca única, chamado “lightning rods shifter” ou deslocador de raios, que acabou se revelando bastante complicado de manusear por pilotos não-profissionais. No entanto, se você aprendesse como trabalhar corretamente com esta transmissão, realmente conduziria um veículo com super poderes.

11) Rodas iluminadas

invento11

A Goodyear esperou o ano de 1961 para apresentar sua brilhante ideia: rodas iluminadas. Brincadeiras à parte, a ideia era principalmente de ter pneus lisos e brilhantes, para facilitar a direção noturna. O entusiasmo da Goodyear, no entanto se apagou muito rápido e as rodas iluminadas nunca foram produzidas. Em retrospectiva, podemos dizer que a mistura de vidro e borracha não parece ser uma ideia muito inteligente.

Fonte: http://br.bamzum.com/