Vinícola Casagrande

vinicola-casagrande

A história começa com a imigração italiana, quando a família Casagrande chega em Lençóis Paulista e se instala em uma das pequenas propriedades localizadas à margem esquerda do Rio Lençóis, que graças as característica das pequenas propriedades com pequenas roças sendo a base da subsistência das famílias, originou o nome Rocinha, que é o local onde está instalada, desde aquela época,a Vinícola Casagrande.
Os vinhedos estão instalados na mesma propriedade, nos solos férteis do Vale do Rio Lençois.

História

Éra na província italiana de Cremona, região da Lombardia, mais precisamente na cidade de Isola Dovarese, que vivia a família Casagrande antes de tentar a sorte do outro lado do Atlântico. Sobrenome popular na Itália, os Casagrande,assim como no Brasil,são conhecidos do norte ao sul do País.Mas a família que iniciou a trajetória que frutificaria um século mais tarde em Lençóis Paulista era pequena.
Giuseppe Casagrande e Martina Gamba Casagrande tinham dois filhos: Josefa conhecida como Pepina e Primo Gioachino. Com o falecimento precoce de Giuseppe, Martina se casou com outro Casagrande:Seu cunhado Lázaro, irmão de seu falecido marido.Coma nova família constituída, Lázaro e Martina tiveram outras duas filhas: Terezina e Angélica,preocupado com as dificuldades o casal resolveu arriscar uma nova vida no Brasil.
Após desembarcar nos últimos anos do século 19 no porto de Santos e passarem, como de praxe, pela Hospedaria dos Imigrantes em São Paulo, os Casagrande pegaram o trem tomando a região de Lençóis Paulista como destino. Na cidade,seguindo a trajetória de dezenas de outras famílias imigrantes,se fixaram no popular Bairro da Rocinha, onde ainda hoje mantém as tradições do passado.
Logo que chegou na Rocinha, Lázaro comprou uma espaçosa residência. Guardando a tradição do plantio das uvas e fabricação de vinho, a casa de Lázaro já havia pertencido às famílias Baccilli e Chitto. A residência uma das construções históricas da Rocinha que ainda está conservadas, assim como na época dos antigos donos, passou a ser ponto de encontro não só da família Casagrande como de toda a comunidade italiana de Lençois. Foi nesta casa que Primo Casagrande, nascido na Itália em 1894, chegou ainda criança, cresceu e teve contato com a simpatia e alegria de sua família. Na Rocinha, Primo também conheceu sua esposa Angelina Boso e criou seus três filhos, Anério, Arcides, e Valério, todos nascidos no local.
Os descendentes lembram das dificuldades coma falta de água potável e energia elétrica. Lazaro juntamente com seus filhos e netos, construiram uma barragem no rio Lençois, que é o rio que passa nos fundos da propriedade,com tronco de gigantescas árvores de ipê e terra com pedras, movimentadas por carroças,colocadas no leito do rio, possibilitou a tirada de um rego de água, que passou a movimentar a mais ou menos 300 metros abaixo, uma enorme roda que girava em cima da superfície da água no sentido contrário, passou a movimentar um moinho de pedra que fazia fubá e também acionava um dínamo que passou a fornecer energia elétrica para as casas da família.
A Rocinha na época foi uma das primeiras propriedades a possuir energia na área rural de Lençóis Paulista.

propretários-vinícula-casagrande
A água potável era retirada de um poço com 20 metros de profundidade com uma corda amarrada a um balde. Para a alegria da criançada e das pessoas que puxavam esta corda,em 1932 um grande catavento,que de forma mecânica através da energia eólica abastecia uma grande caixa de água,o equipamento inédito chegava de trem na estação ferroviária de Lençóis Paulista, importado dos Estados Unidos,funciona até hoje e enfeita a propriedade.

Atualmente a nossa missão é atender o visitante amante do vinho e apaixonado pela história dos imigrantes italianos, podendo passear pelas parreiras, construções históricas e velha adega, podendo adquirir nossos vinhos, queijos, doces, embutidos, entre outros, como também degustar os destilados envelhecidos em carvalho e os vinhos artesanais.
Produzir uvas com qualidade superior e elevada concentração de açucares, elaborar vinhos finos e promover a satisfação do cliente visitante são nossos principais objetivos.