Lençóis Paulista inicia testagem de assintomáticos para Covid-19

Medir a evolução do novo coronavírus em Lençóis Paulista. Esse é o objetivo do Censo Covid, iniciado na sexta-feira, 29 de maio pela Secretaria de Saúde. Serão aplicados 2.994 testes da Covid-19 em pessoas assintomáticas em três fases. A primeira fase do programa iniciou na sexta-feira e se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 5 de junho. A segunda fase vai acontecer de 19 a 26 de junho, e a terceira e última fase de 10 a 17 de julho.

De acordo com informações do secretário Ricardo Conti, equipes das Unidades Básicas aplicarão os testes, com escolha aleatória de pessoas dentro dos respectivos bairros, podendo o sorteado para o teste ser contatado para se apresentar à Unidade Básica de Saúde do bairro, ou receber a equipe em sua própria casa para aplicação do teste.

“Os testes serão feitos pelos profissionais de saúde de seu bairro, que estão devidamente identificados com crachá. Então pedimos para que as pessoas participem dessa pesquisa, pois ela será muito importante para traçar as medidas de combate à Covid-19”, declarou.

Em cada fase serão testadas 998 pessoas. Assim como uma pesquisa eleitoral, a população foi dividida por sexo, faixa de renda, região, idade, entre outros critérios para que seja feita a coleta de sangue. Com a coleta aleatória da população dentro desses grupos, a Prefeitura poderá ter um levantamento estatístico do percentual de pessoas infectadas que a cidade tem hoje, sempre com uma margem de erro para mais, ou para menos.

O secretário Ricardo Conti falou sobre a importância desse trabalho para a comunidade lençoense: “O Censo é importante para que tenhamos um panorama da evolução da doença no município e para identificarmos casos assintomáticos, que, logicamente, podem estar em fase de transmissão sem que o portador esteja no devido isolamento. Com isso teremos o melhor controle da Covid-19 em nosso município”, comentou.