Jogar poker pode ser considerado um esporte?

Quais são as primeiras coisas que vêm à mente quando você ouve a palavra “esporte”?

  • Competições, vitórias e derrotas
  • Habilidade atlética
  • Atividade física
  • Fãs e entretenimento em estádios, campos e arenas
  • Prática e dedicação

Você provavelmente pensa em futebol, basquete, tênis e coisas do gênero. Todas essas coisas são cobertas pela ESPN (a maior empresa de televisão e entretenimento esportivo do mundo), certo? Então, que tal jogar poker online? Será que se você mantiver seu controle emocional ao escolher cartas e fazer jogadas certas, blefar, permanecer no controle dos seus movimentos, no computador ou no dispositivo móvel, estará praticando um esporte?

Enraizado na competição, envolvendo habilidades mentais, exigindo muita prática e uma boa condição física, podendo acontecer em torneios e apreciado no mundo inteiro, o poker preenche os requisitos para ser considerado sim, um esporte.

Quando você entende o poker como um esporte, veja como se encaixa nos termos citados:

  1. Competição, vitórias e derrotas

O princípio básico de qualquer esporte é a competição. Uma equipe ou indivíduo compete contra outra equipe ou indivíduo para alcançar a vitória. A concorrência está à sua volta, todos os dias, nas situações do seu cotidiano. Portanto, não é exagero dizer que jogos de poker são competitivos. Seja no poker 888online ou no poker ao vivo – você terá uma concorrência. Mesmo se você estiver sozinho e jogando contra um adversário através de um computador, ainda estará competindo.

  1. Capacidade atlética

O que torna atletas como Neymar e Rafael Nadal especiais? Ambos jogam de forma profissional no futebol e no tênis e são muito bons no que fazem. Existem grandes atletas ao nosso redor. Porém, uma grande porcentagem desses atletas é boa apenas no esporte em que encontrou sucesso profissional. Coloque um jogador profissional de basquete em uma competição de corrida e ele provavelmente não se sairá tão bem. Então, quando você considera o fato de que cada esporte – e cada posição dentro de um esporte – exige uma habilidade específica, quem pode dizer que jogar poker não pode ser apenas outro conjunto de habilidades diferentes?

Embora jogar poker não exija tanto fisicamente, os jogadores de poker compartilham uma grande característica com os esportes tradicionais – a resistência. Frequentemente, partidas que podem durar horas a fio são um verdadeiro teste para um jogador que tenta superar seu oponente.

  1. Atividade física

Muitos que não consideram o poker como esporte provavelmente ainda não competiram em um torneio de poker. Suas experiências com jogos provavelmente consistiram em sofás ou espreguiçadeiras e jogos aleatórios quando entediados. Mas para jogadores de poker profissionais, a atividade física e a tensão resultante são reais. É tão fisicamente desgastante quanto correr em um campo de futebol por 90 minutos? Claro que não. É uma atividade limitada ao seu campo de ação, contida em um espaço muito menor ou “campo de jogo”, mas, novamente, é uma atividade física.

  1. Fãs e entretenimento em estádios, campos e arenas

No que normalmente é uma cena reservada para algo como um jogo de futebol, é comum ter estádios lotados com centenas de torcedores que estão ali para mostrar seu apoio aos jogadores favoritos e ao clube. Em seguida, considere o público-alvo em casa – para eventos como o mencionado acima, milhões de espectadores assistem pela TV ou computador. No ano passado, no total, os torneios de esports e as transmissões ao vivo atraíram 258 milhões de visitantes. Entre eles, estão os torneios de poker ao vivo. Sendo transmitido pela TV em todo o mundo, o poker se transformou lentamente em uma atração global formalizada, com muitos seguidores. E principalmente, mostrou a progressão e a transição do jogador simples para um esportista da mente.

  1. Prática, dedicação e treinamento

Você já jogou poker online no conforto da sua casa? Jogar poker online é muito simples e fácil, já que não há a necessidade de se deslocar para um local específico e mesmo assim, você pode jogar com qualquer pessoa do mundo, a qualquer hora do dia. Talvez por isso seja difícil pensar que essa atividade seja de fato, um esporte. A chave é que existem vários níveis de uma atividade em que alguém pode se envolver; diferentes níveis de habilidade e proficiência. Então… você não desenharia uma única imagem e se auto intitularia artista, ou cantaria uma canção e se consideraria um cantor, não é mesmo? Para se tornar um jogador profissional, é preciso praticar estratégias e dedicar tempo, até mesmo diariamente, ao seu ofício. Quanto mais hábil você se torna, mais se tornam os seus jogos, esportivos.

E se você ainda tem dúvidas, saiba que o poker foi oficialmente classificado como um “esporte mental” em 2010 pela International Mind Sport Association, juntando-se ao bridge, xadrez, gamão, entre outros.