Defesa Civil fará treinamento dia 14, na Vila Contente

Equipes do Trânsito, Saúde, SAAE, PM e Corpo de Bombeiros atuam em parceria com a Defesa Civil

O presidente da Defesa Civil de Lençóis Paulista, cabo PM aposentado, Mauro Antonio de Souza, confirma que no dia 14, quinta-feira, a partir das 8h, será realizada uma simulação de enchente na Vila Contente, com objetivo de mobilizar equipes de diversos órgãos, empresas e setores da Prefeitura, para medir o tempo de reação diante de uma situação real de inundação naquele local.

“A população deve saber, principalmente os moradores da Vila Contente, que na próxima quinta-feira, a partir das 8h, vamos realizar uma simulação de tempo de resposta em caso de enchente naquela região. Vamos ter uma movimentação grande de veículos e pessoas, e queremos deixar os moradores tranquilos sabendo que é apenas um treinamento. Esperamos que as enchentes não aconteçam, mas temos que estar preparados para essa situação”, explicou o cabo Mauro.

Como em simulações anteriores, o centro de comando e triagem estará localizado no salão de festas da Igreja Santa Rita. Segundo Mauro, o trajeto que as equipes vão percorrer, em caso de enchente no local, será medido nesse deslocamento. “Nós teremos também viaturas durante todo esse trajeto facilitando a passagem das equipes de atendimento, num esforço para cumprir em menor tempo possível”, declarou.

“A Prefeitura Municipal com a Defesa Civil e o Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis continua trabalhando no que diz respeito às enchentes. Desde ações preventivas, passando pela desocupação gradativa das áreas de risco e chegando às ações emergenciais para caso de enchente. A simulação é importante porque, como não podemos prever com exatidão a quantidade de chuva, temos que estar preparados”, disse o prefeito Prado.

Equipes do Departamento de Trânsito do município, SAAE, Motomecanização, Secretaria de Saúde, Esportes (responsável pelos ginásios de esportes que receberiam os desabrigados), Assistência Social e Bombeiros, além da Polícia Militar, serão os primeiros a serem acionados pela Defesa Civil em caso de alerta. Cada uma dessas áreas terá responsabilidades específicas a cumprir.