Secretaria do Meio Ambiente orienta sobre uso adequado de contentores do “coleta certa”

  • O programa “Coleta certa” será expandido gradativamente para toda região urbana

Teve início em abril de 2019, a implantação do programa “Coleta Certa” em Lençóis Paulista, como projeto-piloto nos bairros Jardim Ubirama, Jardim Humaitá e Parque Antártica. Com a grande aceitação popular e eficiência comprovada, atualmente o programa que visa melhorias no serviço de coleta de lixo, coleta seletiva de recicláveis e limpeza urbana também abrange os bairros Núcleo Luiz Zillo, Jardim América, Parque Residencial Rondon e toda a região da Cecap.

No entanto, vale lembrar a todos sobre o uso correto dos contentores, que são identificados nas cores Azul, para o lixo comum ou orgânico (lixo de cozinha e banheiro), e Verde, destinado para os recicláveis (papel, papelão, plástico, vidros e metais). O engajamento e participação da população faz a diferença para o aumento da segregação dos materiais recicláveis para a coleta seletiva, que gera emprego e renda com o trabalho da Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista), bem como evita o desperdício de recursos naturais e destinação inadequada no aterro sanitário.

Nos contentores não é permitido o descarte de pneus, galhos, lâmpadas, lixo eletrônico, produtos inflamáveis, resto de móveis, resíduos de construção civil ou qualquer outro tipo de resíduo que não seja lixo domiciliar. Os resíduos precisam ser ensacados e protegidos para que não se espalhem dentro dos contentores. Todas orientações se encontram em adesivos nos próprios contentores e periodicamente é realizada a higienização dos mesmos pela equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

O programa “Coleta certa” será expandido gradativamente para toda região urbana, sendo que os próximos bairros a serem contemplados são Jardim Village, Bela Vista I, II e Vila Irerê.

Para as regiões onde a coleta do lixo e coleta seletiva funcionam do modo convencional, basta respeitar os dias e horários do sistema de coleta e não dispor lixo em canteiros de avenidas ou outros locais impróprios. O ideal é que cada residência possua um lugar próprio para dispor o lixo de forma segura e de fácil acesso aos coletores.

Para mais informações basta ligar para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (14) 3269.7054 ou WhatsApp (14) 99819.4934. A coleta seletiva também atua cada dia da semana em uma região da cidade, e caso haja necessidade o contato com a Cooprelp pode ser feito pelo número (14) 99825.7931.

Leia outras notícias     

 

 

Deixe um comentário