Sucesso da coleta seletiva depende da participação da população

O sistema de coleta seletiva implantado em Lençóis Paulista necessita permanentemente de apoio e participação dos munícipes, que devem separar o material reciclável gerado nas residências, como papéis, plásticos, vidros e metais, e entregar semanalmente para a equipe da coleta seletiva municipal, que é realizada diretamente pela Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista) e pela Adefilp (Associação de Deficientes Físicos de Lençóis Paulista), que atende os setores comercial e empresarial.

A participação popular é fundamental, tanto que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem desenvolvido ações de educação ambiental em escolas e junto a munícipes, pelos programas “Cidade Limpa e Solidária” e “Recicle Seus Hábitos” estabelecidos por Lei, que com o apoio de grupos voluntários realizam abordagem junto aos moradores para aplicar pesquisa de opinião e orientar como deve ser a prática da coleta seletiva em casa, bem como sobre a destinação correta de óleo de cozinha usado, pilhas, baterias e outros.

Segundo recentes pesquisas, o Brasil é o 4º maior produtor de plásticos do mundo e um dos que menos reciclam. Portanto, com a colaboração de todos reduzir-se-á a quantidade de recicláveis depositados como rejeitos, e aumentar-se-á a vida útil do aterro municipal, além da solidariedade com a equipe sob o ponto de vista de geração de emprego e renda com a reciclagem em Lençóis Paulista. Juntas, a Cooprelp e Adefilp somam, em média, 200 toneladas de recicláveis vendidos, mas esse índice pode melhorar muito com o envolvimento e mobilização de todos.

Todo cidadão deve ficar atento ao cronograma da coleta seletiva municipal e em caso de necessidade entrar em contato com a Cooprelp (coleta seletiva residencial) pelo telefone (14) 3264.1242, ou em contato com a Adefilp (coleta seletiva/comercial/empresarial) pelo telefone (14) 3264.9700.

Cronograma da coleta seletiva nos bairros em Lençóis Paulista – sempre no período da manhã

Segunda-feira: Cecap, Santa Terezinha, Jardim Carolina, Jardim Itapuã, Jardim João Paccola, Jardim Lorena/ Itapuã, Jardim Monte Azul, Jardim Príncipe, Jardim Europa, Jardim Maria Luíza I, II e III, Vila Cachoeirinha e Jardim Santana.

Terça-feira: Rua Piedade, Rua Cel. Joaquim Anselmo Martins, Rua Cel. Joaquim Gabriel, Vila Paccola, Vila Antonieta, Vila Nossa Sra. Aparecida, Vila São Judas Tadeu, Vila Mamedina, Vila Maria Cristina, Vila Éden, Parque Residencial São José, Jardim Primavera e Distrito de Alfredo Guedes.

Quarta-feira: Jardim Ipê, Vila Santa Cecília, Jardim Granville, Jardim Morumbi, Av. Nove de Julho, Rua Pedro Natálio Lorenzetti, Rua Dr. Antonio Tedesco, Jardim Cruzeiro, Jardim Alvorada, Vila São João, Vila Baccili e Vila Contente.

Quinta-feira: Jardim das Nações, Jardim Nova Lençóis, Núcleo Habitacional Luiz Zillo, Jardim América, Parque Residencial Rondon, Júlio Ferrari e Jardim Maria Luíza IV.

Sexta-feira: Jardim Itamaraty, Jardim Caju, Jardim Grajaú, Jardim Ibaté, Vila Irerê, Jardim Ubirama, Distrito Industrial I, Jardim Humaitá, Parque Antártica, Bela Vista I, II e Jardim Village.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL

 



 

Pin It on Pinterest